| S | T | Q | Q | S | S | D |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 2 | |||||
| 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
| 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
| 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
| 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Por que beber vinho?
Por José Carlos Grando
“Que vinho é bom para a saúde não é novidade, nossos avós já diziam isso, mesmo sem saber por quê”
Recentemente um programa de televisão em âmbito nacional aguçou ainda mais a curiosidade dos brasileiros para os benefícios do vinho, o que de certa maneira ocasionou uma corrida às lojas especializadas neste segmento e aos livros que tratam do assunto. Isso tudo no sentido de saber quais são os verdadeiros benefícios do vinho para a saúde das pessoas.
Algumas pesquisas realizadas em universidades francesas e também brasileiras sugerem que o consumo moderado e diário do vinho pode trazer grandes benefícios à saúde, principalmente, aqueles relacionados à redução do risco de infarto e aumento da longevidade, em virtude da presença de uma substância denominada resveratrol, que reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom) no sangue.
Mas além destes benefícios, o vinho tem outros, tais como: aumento da salivação e da atividade estomacal, com conseqüente aumento no apetite. Em contrapartida uma taça de vinho nas refeições dobra a perda de peso e pode ser um auxiliar na dieta de pessoas obesas pelo seu poder de diminuir a absorção de gordura pelo organismo e aumentar a sensibilidade das células pela insulina, que diminui, assim, sua produção e aumenta o gasto de carboidratos, conforme pesquisa realizada na Universidade do Colorado, em 1997.
Há resultados positivos também nas questões relacionadas ao poder antioxidante do vinho devido à presença de polifenóis encontrados nas cascas e sementes das uvas tintas, que agem contra a oxidação das células que causam o envelhecimento nas pessoas.
O vinho ainda diminui as chances de pedras nos rins, protege contra o mal de Alzheimer, reduz a osteoporose, o aparecimento de úlceras nervosas, melhora a elasticidade da pele, é anticancerígeno e tem ação anti-séptica porque o resveratrol bloqueia a ciclooxigenase que é uma das causadoras das inflamações.
É importante dizer que todos esses benefícios são potencializados no organismo se o vinho for bebido regularmente e moderadamente durante as principais refeições. Neste sentido adote o vinho como um complemento alimentar nas refeições e não como uma bebida associada à dependência alcoólica, porque é importante lembrar que em países de tradição vinícola o vinho jamais se tornou um problema de alcoolismo.
Finalizando, não há como esquecer que o vinho fascina e remete ao contato com a cultura de seu país de origem. Qualquer bom enófilo pode atestar que uma taça de vinho melhora o humor e nos leva aos mistérios de Baco, o Deus do vinho e das festas.

criado por jc.grando
14:30:08